Diretor Ambiental do IPHAR visita Morro do Arpoador

Publicado em 23 de julho de 2017


No último dia 9, o Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Prof. Jean Pierre de Cristo visitou o Morro do Arpoador, local situado no canto da praia do Forte São Mateus. De acordo com o Diretor “É um importante ponto de estudos patrimoniais quanto ambiental. Consta da primeira feitoria do Brasil localizado nas cartas de Américo Vespúcio datada de 1504″.

Na obra Cabo Frio como Polo Colonizador do Brasil, a autora Rose Fernandes apresenta que Os portugueses passaram uma semana na Bahia, rezaram duas missas, fizeram contato com os nativos, mas permaneceram em sua maior parte nos navios, ou seja, foi uma posse simbólica, se diferenciando em Cabo Frio, em que a posse se deu de fato com a construção de uma fortaleza, em 1501-1504, permanecendo até 1512. Esta obra foi indicada pelo nosso Diretor com intuito de compreender a importante relação dos estudos históricos e ambientais e promover sua preservação.

O Local hoje está bem preservado , e existem possibilidades de estudos no local para averiguar possíveis artefatos enterrados no local, uma vez que foi ali que foi construída a célebre Casa de Pedra pelos franceses, vindo a ser destruída logo após a chegada dos portugueses a região, e assim construindo no local o pequeno Forte de Santo Inácio. Para o Diretor “O IPHAR se fará presente visto que é um local histórico de grande importância ambiental, interessados na fomentação de pesquisas e elaboração de material acadêmico”

Prof. Jean Pierre de Cristo no Morro do Arpoador em Cabo Frio/RJ

Trecho do Morro do Arpoador em Cabo Frio/RJ