Educação Ambiental: IPHAR promove Trilha Educacional em Rede Pública de Ensino

Publicado em 9 de julho de 2017


Na Reformulação do Instituto de Pesquisa Histórica e Ambiental Regional (IPHAR), projeto implementado pelos fundadores desde 2014, foi proposto a criação dos Departamentos Técnicos. A ideia central era o trabalho de interação entre ambos e a composição do Conselho de Pesquisadores. Dentro deste ponto, esta notícia vem acentuar ainda mais esta proposta. Os Diretores Técnicos elaboraram uma ação educacional ambiental com alunos de Rede Pública nesta última semana, especificamente dias 3 e 7 do presente mês. A ação foi uma parceria entre os Departamentos de Educação, Patrimonial e Ambiental, que conduziram alunos de 8 e 9 anos para a Trilha do Rio Sapucaí, localizada no Parque Florestal de Campos do Jordão. Esta atividade esta atrelada ao projeto Educação Patrimonial: Fios de Memória, Despertar Identitário e Desenvolvimento Sustentável, focando na reflexão sobre o Patrimônio Ambiental e a importância da preservação do Meio Ambiente. Os Monitores do Parque ofereceram uma palestra sobre o local, esclarecendo conceitos ligados a Educação Ambiental e depois conduziram os Diretores Técnicos, Pesquisadores do IPHAR e os alunos para a interação direta com a biodiversidade oferecida pela Mata Atlântica. Para o Diretor do Departamento Técnico de Meio Ambiente, Prof. Jean Pierre de Cristo “Conhecer para preservar, esse é o fundamento central que os estudantes de educação básica precisam aprender para se tornarem multiplicadores ambientais e desta forma inserir a todos o conceito de sustentabilidade, preservando o meio em que se vive”. No mesmo contexto, o Prof. Luiz Henrique Romário Alves, Diretor Educacional, salientou: “Promover ações práticas em escolas da Rede Pública é uma perspectiva central do IPHAR Educacional, pois acreditamos que a soma de novas experiências educam o público alvo, que desenvolvem múltiplas habilidade e competências”. A Profª Ludmila Pena Fuzzi, Diretora Patrimonial somou: “É de grande importância a interatividade Departamentária, oferecendo sucesso a ações sócio-educacionais que promovem os valores centrais desta instituição, que é devolver a sociedade os resultados de pesquisas, ações e ideologias. Como fundadora é muito motivador observar o quanto temos amadurecido e encontrado coragem em ousar e propor novas metodologias, e contribuir assim com uma pequena parcela no Rumo de uma nova educação“.

A Ação contou também com a participação dos Pesquisadoras Profª Vanessa Senóbio Camargo Bittencourt, Vice-Presidente e Samira Almeida Amaral Ferreira, Segunda Secretária Geral, representando a Diretoria Geral do IPHAR.

Caminho Aberto da Trilha Rio Sapucaí

Entrada da Trilha Rio Sapucaí, alunos de Escola Pública de Taubaté