Linhas de Pesquisa


Linhas

No projeto de renovação do Instituto de Pesquisa Histórica e Ambiental Regional – IPHAR, está previsto a implantação das linhas de pesquisa da instituição, em que publicações, projetos e atividades deverão se concentrar.

1- Patrimônio Cultural Material e Imaterial: Partindo da concepção de que a cultura brasileira é múltipla e plural, com produções materiais e materiais, considerando seus diferentes traços étnicos. Esta linha congrega trabalhos que busquem refletir sobre a produção, divulgação e representação dos bens culturais e naturais, sua transmissão ao longo da história e sua dispersão no espaço, atentando para os seus respectivos contextos de patrimonialização, museificação e de preservação da memória. Também os temas do manejo, sustentabilidade e políticas públicas dos bens patrimoniais, naturais e culturais, seja na forma de arquivos, paisagem, espaço urbano, geográfico ou cultura material, no presente ou em suas representações (como a narrativa, a cartografia ou a memória documental), relacionam-se com essa linha de pesquisa. Como temas específicos, destacam-se: processos de acumulação e uso de acervos públicos e privados; enquadramento e transmissão da memória; patrimônios, espaços geográficos; políticas de preservação; identidades culturais e sociabilidades; produções artísticas e histórias de museus; bens naturais e meio ambiente; manejo e história das paisagens e fronteiras.

2- Meio Ambiente e Sustentabilidade: Esta linha prima em viabilizar ações, produções e iniciativas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ambienta-se nesta linha projetos que busquem intensivamente a sustentabilidade em diferentes frentes, tais como ambientais, empresariais, educacionais, econômicas, sociais e culturais. A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

3- Educação: Investiga instituições escolares, sua história, estrutura, gestão, órgãos colegiados, planejamento e pesquisa, numa perspectiva de análise, de crítica e de proposições, buscando um ensino prático, através de novas ideias, projetos, produções e outros. Propõe a formação inicial e continuada de professores, o currículo e as práticas pedagógicas em diferentes tempos e espaços educativos, níveis de escolarização e modalidades de ensino. Considera os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares, no contexto das políticas que os engendram, centrando sempre na busca da autonomia dos alunos e na sua formação crítica.

4- História da Igreja: (Nova linha em processo de implementação e formulação)