Revista IPHAR


O Instituto de Pesquisa Histórica e Ambiental Regional é instituição sem fins lucrativos, fundada em 2006, e tem como objetivos a pesquisa, preservação e divulgação científica nos campos de Histórica e Cultura, Meio-ambiente e Sustentabilidade, e Educação. Durante seu primeiro decênio de existência, realizou projetos sociais, históricos, patrimoniais e educacionais na região do Vale do Paraíba Paulista e cidades do sul de Minas Gerais.

No primeiro semestre de 2016, em Assembleia Ordinária realizada na cidade de Aparecida, na cidade de São Paulo, os sócios decidiram pela expansão das atividades do IPHAR, tanto geograficamente quanto qualitativamente. A Revista IPHAR portanto nasce deste processo de expansão, abrindo espaços para produções acadêmicas seguindo as finalidades propostas no Estatuto Social.

A Revista IPHAR é um periódico de caráter científico multidisciplinar publicado pelo Instituto de Pesquisa História Ambiental e Regional, semestral, destinado à divulgação de artigos com as seguintes temáticas: História, com ênfase nos campos de história regional, memória e história da Igreja; Patrimônio, restauração e preservação; Meio-Ambiente e Sustentabilidade, tendo como foco a preservação, estudos sustentáveis, análises de problemas ambientais, recursos naturais, botânica, fauna e flora; Educação, com ênfase em metodologias que aproximem o ensino básico da Academia; e Turismo, com ênfase em turismo religioso, ambiental e histórico, focando também ações turísticas sustentáveis.